O sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) recupera a energia cinética durante as fases de desaceleração e fornece assistência durante a aceleração, além de assegurar baixo consumo de combustível e emissão de poluentes.
O novo Sportage está equipado com motor Gamma II 1.6L Turbo Smartstream com Injeção Direta (T-GDI) híbrido de 48V, 4 cilindros, à gasolina, capaz de gerar 180 cavalos de potência e torque de 27 kgf/m.
Em desacelerações entre 30km/h e 0km/h, como na aproximação de um semáforo ou lombada, o sistema desengata o motor à combustão do câmbio DCT e o motor é desligado antecipadamente.
Câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem (DCT), com seletor rotativo elétrico (SBW) e tração dianteira. A opção de troca de marchas por borboletas (shift-paddles) atrás do volante permite o controle da transmissão automática sem tirar as mãos do volante.
O modo "velejar" caracteriza-se pela condução com o motor desligado em condições específicas de rodagem. Quando o condutor retira o pé do acelerador e deixa o veículo rodar em modo de inércia (sem acelerar ou frear), e de acordo com o nível de carga da bateria, o motor à combustão é desligado de maneira imperceptível, poupando combustível. A qualquer movimento dos pedais, o motor liga automaticamente. A distância que o veículo consegue permanecer com o motor desligado varia de acordo com as condições de condução e velocidade do veículo.
O novo Sportage traz uma personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs híbridos, com três modos de condução (Eco, Normal e Sport) para atender às preferências dos motoristas.
O design inspirador do novo Sportage destaca-se por sua robustez e perfil esportivo, marcante por onde passa, com linhas puras e refinadas.
Faróis de neblina e dianteiros multi refletores em LED com regulagem de altura, acendimento automático e integrados à grade frontal, e luzes de condução diurna (DRL) com assinatura em LED.
Combinação única de lanternas traseiras em LED, com novo design que garante presença marcante a qualquer hora do dia.
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo com regulagem e rebatimento elétricos e repetidores das setas integrados em LED.
As novas rodas de liga leve aro 19" com acabamento diamantado e pneus 235/50R19 complementam as linhas dinâmicas do veículo.
Grade dianteira imponente com acabamento padrão cromo fosco e preto brilhante.
O novo painel digital de instrumentos de 12,3” e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque também de 12,3” são integrados sob uma única peça de vidro. Esse display de telas duplas curvas cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen.
Sistema Multimídia com tela LCD de 12,3" sensível ao toque e conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto.
Ar-condicionado digital automático e controle frontal sensível ao toque "Dual Zone" com filtro antipólen e ionizador.
A partida do motor é acionada pelo botão Start/Stop, por reconhecimento da chave Smart Key, que também liga o motor remotamente.
Bancos com revestimento em couro natural com detalhes em camurça, sendo os dianteiros com aquecimento, ventilação, porta-revistas, cabide, gancho para sacolas e portas USB nos encostos para carregamento de equipamentos eletrônicos.
Os bancos possuem ajustes elétricos para o motorista, inclusive com ajuste lombar. Há também ajustes elétricos para o banco do passageiro.
Para celulares que possuem a tecnologia de carregamento sem fio, o novo Kia Sportage conta com carregador wireless por indução. Basta posicionar o aparelho celular compatível para recarregar a bateria, sem a necessidade de conectar qualquer cabo.
Mais comodidade a bordo para acionar o freio de estacionamento através de um simples toque no botão.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC) regula automaticamente a pressão do freio a disco nas quatro rodas em situações desafiadoras de direção, como mudanças repentinas, aceleração e frenagem. O sistema de gerenciamento de estabilidade do veículo (VSM) trabalha em conjunto com a direção elétrica, assegurando que o Sportage permaneça estável ao frear e fazer curvas simultaneamente. Já o controle de tração (TSC) monitora e analisa as condições da pista, evitando o giro em falso de uma ou mais rodas de tração do veículo, por meio dos freios ABS. A tecnologia reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução.
Um novo patamar de segurança é garantido através do alerta de prevenção de colisão (BCW) e monitor de ponto cego (BVM) com visualização das câmeras instaladas nos retrovisores externos no painel digital de instrumentos.
O alerta de prevenção de colisão de tráfego cruzado traseiro (RCCW) aumenta a segurança em caso de risco de colisão com outros veículos ao sair de vagas paralelas e perpendiculares.
Câmeras com visão de alta definição 360° para fornecer uma visão completa do entorno do veículo.
Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) permitem a introdução de inovações de segurança inteligentes, auxiliando a eliminar muitos dos perigos inerentes das ruas e estradas, garantindo maior segurança e prazer ao dirigir.
O sistema mantém a velocidade especificada pelo motorista e calcula a posição e velocidade relativas do veículo à frente usando sua câmera e radar frontais para assegurar uma distância segura entre os veículos. Controla a aceleração e desaceleração assegurando que o veículo vai parar se o carro à frente também parar. O acompanhamento do veículo à frente começa automaticamente caso o mesmo saia nos próximos 3 segundos. Caso o tempo seja maior, uma operação manual é solicitada.
Através da câmera e radar frontais, o sistema computa a posição e velocidade relativa dos obstáculos (veículos, pessoas e ciclistas) à frente do veículo. Se o sistema entende que há um risco de colisão, alertas sonoros e visuais são emitidos enquanto calcula a probabilidade de um acidente, podendo auxiliar na frenagem do veículo, se necessário.
O sistema usa os radares posicionados no para-choque traseiro para detectar veículos se aproximando por trás e alerta os passageiros antes de saírem do veículo.